Educação

Conheça a pesquisa Observatório do Professor

Pesquisa realizada pelo Instituto Península acompanhou docentes de todo o país para entender suas alegrias e angústias

O debate em torno da Educação no Brasil continua trazendo os mesmos diagnósticos: muitos alunos saem das escolas sem saber ler e escrever adequadamente, tornam-se jovens sem perspectivas e se transformam em adultos despreparados para a sociedade. Diversas avaliações mostram resultados decepcionantes dos estudantes. No entanto, pouco se preocupou em ouvir um dos lados mais importantes nesta história: o professor. A rede  brasileira de educação básica conta com 2 milhões de professores que escolheram enfrentar esse ofício tão essencial quanto difícil. Para entender melhor o dia a dia deles, o Instituto Península – organização social que busca contribuir para a qualidade da Educação – acompanhou professores de todo País em uma pesquisa de comportamento e cultura que reuniu mais de 3 mil horas de entrevistas e encontros. O “Observatório do Professor”, feito em parceria com a PS2P – Observatório de comportamento e cultura, esteve com docentes vivendo de perto as alegrias e dores dentro e fora das salas de aula.

Dos vários questionamentos e reflexões que os encontros trouxeram, um dos que mais chamou atenção foi que muitos professores se sentem tão sozinhos quanto impotentes para exercer o grande propósito da sua profissão: ser um agente de transformação. Seu olhar sobre a Educação navega entre o prazer de ensinar seus alunos e a frustração de não conseguir fazê-los aprender. Muitos sentem o peso de serem vistos como os únicos responsáveis por transformar a realidade das comunidades em que atuam, sentindo-se expostos e até vulneráveis com o desafio. Assim, a solidão também surge da falta de um ambiente que facilite o diálogo e a colaboração entre os colegas, para troca de experiências e construção de um projeto comum de educação ou para simplesmente desabafar com quem conhece de perto o dia a dia da escola.

Viu-se também que, muitas vezes, a dura realidade dos alunos pode gerar um choque cultural tão grande que, às vezes, dificulta a construção de uma relação de confiança entre professor-aluno, prejudicando ainda mais o ensino e a criação de movimentos em prol da aprendizagem dos estudantes.

Para acabar com esse descompasso é preciso, entre outras soluções, fortalecer o papel do professor. Isso acontece a partir da autorreflexão e autoconhecimento do docente, aliado ao conhecimento teórico adequado. Quando eles compreendem suas qualidades e fraquezas são capazes de olhar os problemas que afetam suas relações e buscar soluções. Eis a importância em desenvolver integralmente o docente, para que conheça suas emoções, corpo, mente e propósito. Assim, eles se tornam mais preparados para lidar com os desafios de seus alunos, se conectam a eles e constroem a ponte que liga ao conhecimento, influenciando positivamente todo o sistema educacional.

Observatório do Professor também identificou que a união dos educadores e o apoio do sistema e da sociedade podem transformar a Educação. Um exemplo é o grupo de docentes em Pernambuco. A partir de uma comunidade escolar fortalecida, que promove uma virada conceitual em torno do paradigma escolar e da forma como os professores percebem seu trabalho, fizeram com que a escola deixasse de ser ‘transmissora’ para se tornar ‘produtora’ de conhecimento, aliando o conteúdo à realidade dos alunos e fazendo uma escola junto com eles. Assim, promoveram o desenvolvimento individual dos estudantes e da comunidade, gerando uma transformação coletiva e resgatando o papel social da escola como agente de desenvolvimento.

Se a Educação nas salas de aula brasileiras está paralisada, é urgente apoiar o movimento dos educadores. É hora de agir. Cada conquista do professor no ensino de um aluno é uma vitória de toda a sociedade.

Conheça aqui o Observatório do Professor.

Posts relacionados

Retratos da Carreira Docente: a nova pesquisa do IP

Erros e acertos da profissão no currículo de formação de docentes nos EUA

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support