Formação Continuada

Como formar professores ao longo da carreira?
Guia de leitura do levantamento bibliográfico

A formação continuada de professores é uma estratégia amplamente adotada por secretarias de educação, escolas privadas e organizações não governamentais, com o intuito de melhorar a qualidade do ensino ofertado aos estudantes da educação básica. Por muito tempo, essa formação foi compreendida como um “remendo” da formação inicial, uma maneira de oferecer ao professor aquilo que ele não teve acesso na graduação. Uma outra perspectiva bastante problemática e corriqueira era a de que a formação continuada seria uma forma de “reciclar” os saberes dos professores. Como práticas recorrentes, os professores eram expostos a momentos formativos primordialmente compostos de palestras sobre algum assunto que em pouco ou nada os ajudava a avançar em suas práticas.

A literatura no campo da formação continuada tem se fortalecido, particularmente nas últimas duas décadas, e apresenta inúmeras estratégias e levantamentos sobre o que é efetivo para transformar a prática docente e alcançar os alunos. Alguns estudos clássicos, como o de Desimone e colegas listado no acervo, conseguiram mapear quais são os componentes centrais de uma formação continuada efetiva. Dentre eles, destacam-se: a formação deve ser centrada no conteúdo, conter experiências de aprendizagem ativas, ser coerente com o currículo e com o que o professor irá desenvolver na sala de aula, ter duração prolongada, e contar com a participação coletiva de professores de uma mesma escola.

No nosso levantamento, você encontrará um conjunto de livros e handbooks que apresentam o estado da arte sobre a formação continuada, bem como algumas orientações sobre como desenhar um programa de formação. Também sugerimos a leitura de textos que abordam a aprendizagem de adultos ao longo da vida, um tema pouco abordado mas fundamental quando tratamos da formação de professores.

A seleção de artigos buscou oferecer uma gama variada de textos para apoiar a reflexão tanto sobre a prática quanto sobre a pesquisa sobre formação de professores. Assim, sugerimos a leitura de textos mais gerais sobre o estado da arte da formação, revisões de literatura sobre melhores práticas, e artigos empíricos sobre o uso de estratégias específicas, como vídeo clubes, uso de trabalhos de alunos, e o desenho de sequências didáticas.

Livros
Artigos

Tema central: Estado da arte da pesquisa sobre formação continuada

Resumo: Esse artigo de Borko é um dos mais importantes na área de pesquisa sobre formação continuada nos Estados Unidos. Em seu discurso como presidente da AERA, a autora faz um levantamento sobre o estado da arte da pesquisa em formação continuada nos Estados Unidos, e propõe um modelo de pesquisa baseado em três fases. A fase 1, segundo Borko, contempla pesquisas que investigam “provas de existência” de modelos de formação. A fase 2 abarca pesquisas que investigam um modelo de formação específico em diferentes espaços. A fase 3 se refere à pesquisas que comparam diferentes programas de formação de professores em diversas localidades. É uma leitura obrigatória para compreender as diferentes formas de se pensar a pesquisa em formação de professores, possibilitando um olhar mais crítico e acurado sobre os artigos empíricos que compõem essa lista.

Referência bibliográfica: BORKO, H. Professional Development and Teacher Learning: Mapping the Terrain. Educational Researcher, 33(8), pp. 3-15, 2004.

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Tema central: Identificação, por meio de revisão de literatura, das melhores práticas na formação continuada

Resumo: O artigo de Desimone e Garet discute as melhores práticas na formação continuada de professores, identificadas a partir de uma ampla revisão de literatura. Esse estudo é uma versão mais recente (e atualizada) de um processo de mapeamento de melhores práticas iniciado por Desimone nos anos 2000. Atualmente, as cinco características de formações continuadas efetivas são consideradas um consenso na literatura do campo. Tais práticas são: foco no conteúdo de ensino do professor, aprendizagem ativa, coerência, duração sustentável, e participação coletiva. Nesse artigo, além de descrever quais são essas práticas, os autores discutem alguns insights sobre mecanismos e aprendizagens oriundas das pesquisas que alimentam as cinco práticas.

Referência bibliográfica: DESIMONE, L., GARET, M. Best pratices in teachers’ professional development in the United States Psychology, Society, & Education. 7(3), pp. 252-263, 2015.

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Tema central: Proposta de modelo sobre mudança nas práticas de professores na formação continuada

Resumo: O artigo de Thomas Guskey apresenta um modelo de mudança nas práticas dos professores. Ele propõe um sequenciamento de experiências e discute como cada uma delas influencia a mudança das práticas dos professores, apresentando evidências oriundas de outras pesquisas para sustentar seu modelo teórico. Um dos aspectos mais importantes desse estudo é a discussão sobre como a vivência prática influencia na mudança do conhecimento e das crenças do professores, demandando modelos de formação continuada que levem em conta como a interação com a sala de aula será realizada.

Referência bibliográfica: GUSKEY, T. Professional development and teacher change. Teachers and teaching. 8(3), pp; 381-391, 2002.

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Tema central:Identificação, por meio de revisão de literatura, das melhores práticas na formação continuada

Resumo: Nesse artigo, fazendo um movimento similar ao de Desimone e Garet, Guskey e Yoon mapeiam a literatura sobre formação continuada para identificar o que é efetivo e o que não é. Essa síntese tem diversas convergências com o estudo de Desimone e Garet, mas discute outros aspectos muito importantes, como o efeito de formadores externos ao contexto de formação e a importância de devolutivas e acompanhamento após a formação (follow-up), bem como algumas implicações práticas para o desenho de experiências formativas. Esse artigo também está escrito num formato mais acessível para não pesquisadores, dada a natureza da revista na qual está publicado.

Referência bibliográfica: GUSKEY, T., YOON, K. What works in professional development? Phi Delta Kappan 7, pp. 495-500, 2009

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Tema central:Reflexão crítica sobre como melhorar o sistema de formação continuada

Resumo: eather Hill é uma das pesquisadoras mais respeitadas no campo de formação de professores. Nesse artigo, ela reflete criticamente sobre os problemas mais recorrentes na maneira como a formação continuada é conduzida, e propõe estratégias - com base na literatura do campo - para consertar o sistema que ela denomina “quebrado”. Ela destaca particularmente o papel das políticas de formação e como elas podem ser decisivas na mudança no que está ocorrendo correntemente.

Referência bibliográfica: HILL, H. Fixing teacher professional development. Phi Delta Kappan, 7, pp. 470-476, 2009.

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Tema central: Proposição de um quadro de referência sobre o papel da prática na formação de professores

Resumo: O artigo de Magdalene Lampert discute as diferentes abordagens que podem ser dadas à “prática” quando falamos em formação de professores. Ela explora, a partir de uma perspectiva crítica, como a adoção de cada uma dessas visões de prática resultam em maneiras diferentes dos professores aprenderem.

Referência bibliográfica: LAMPERT, M. Learning teaching in, from, and for practice: What do we mean? Journal of Teacher Education, 61(1-2), pp. 21-34, 2010

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Tema central: Revisão sistemática de literatura focada na identificação de mecanismos de aprendizagem docente

Resumo: Essa revisão de Mary Kennedy apresenta uma abordagem distinta das duas outras presentes nessa curadoria. Ao invés de olhar nas características específicas do desenho da formação (por exemplo, duração, presença de tipos de atividades, etc.), ela analisa os propósitos das formações e como elas entendem a aprendizagem docente. Após identificar as diferentes formas pelas quais esses estudos compreendem o processo de aprendizagem docente, a autora discute como as estratégias de aprendizagem estão relacionadas com efetividade.

Referência bibliográfica: KENNEDY, M. How does professional development improve teaching? . Review of Educational Research, 86(4), pp. 945-980, 2016.

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Tema central: Revisão sistemática de literatura sobre melhores práticas

Resumo: Esse estudo da fundação Carlos Chagas é uma revisão de literatura que sistematiza, de um modo geral, muito do que foi apresentado nos textos de Desimone e Garet. Os cinco aspectos destacados são os mesmos. É interessante porque é o único documento em língua portuguesa que discute os achados da literatura internacional, além de conter um estudo de caso sobre como a formação ocorre em Ontário.

Referência bibliográfica: MORICONI, G. (coord.). Formação continuada de professores: contribuições da literatura baseada em evidências. Relatório de pesquisa. Fundação Carlos Chagas / Todos pela Educação, 2017.

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Tema central: Pesquisa sobre os aspectos gerais da formação de professores no Brasil

Resumo: Esse artigo reporta os resultados de uma pesquisa que mapeou o estado da arte da formação continuada em diferentes estados e municípios brasileiros. Utilizando entrevistas com equipes de secretarias de educação, as autoras identificam o principal foco da formação, suas características gerais e limitações. É uma das poucas pesquisas empíricas que tentam construir um quadro geral sobre a formação continuada no Brasil.

Referência bibliográfica: DAVIS, C., NUNES, M., ALMEIDA, P., SILVA, A., SOUZA, J. Formação continuada de professores em alguns estados e municípios do Brasil. Cadernos de Pesquisa, 14(144), pp. 826-849

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Tema central:Discussão de uma agenda de pesquisa para a formação continuada de professores online

Resumo: O grupo de pesquisadores que escreveu esse artigo revê a literatura sobre formação continuada online para identificar áreas de pesquisa no campo. Eles estabelecem um quadro de referência para elaboração de pesquisas mais rigorosas e que possam informar melhores práticas. É um artigo interessante porque, além de trazer uma visão mais descritiva sobre o que é a formação online, também apresenta uma série de referências interessantes para pesquisadores e elaboradores de formação focados nessa modalidade.

Referência bibliográfica: DEDE, C., KETELHUT, D., WHITEHOUSE, P., BREIT, L., MCCLOSKEY, E. A research agenda for online teacher professional development. Journal of Teacher Education, 60(1), pp. 8-19, 2009

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Tema central:Pesquisa empírica sobre os resultados de uma formação online no conhecimento dos professores e na aprendizagem dos alunos

Resumo: Esse artigo descreve os resultados de uma análise empírica do impacto de uma formação continuada online oferecida a professores de quinto ano. Além de investigar o impacto da formação no conhecimento pedagógico do conteúdo e nas práticas dos 79 professores envolvidos no estudo, os autores também investigam se a formação resultou em melhor aprendizagem para os alunos. Os pesquisadores encontraram efeito positivo na aprendizagem docente, mas não houve nenhuma diferença significativa na aprendizagem de alunos.

Referência bibliográfica: DASH, S., KRAMER, R., O’DWYER, L., MASTERS, J., RUSSELL, M. Impact of online professional development on teacher quality and student achievement in fifth grade mathematics. Journal of Research on Technology in Education, 45(1), pp. 1-26, 2012

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Tema central: Pesquisa empírica focada na identificação de mecanismos do uso de vídeos na formação continuada.

Resumo: O uso de vídeos de situações de sala de aula em formação continuada é uma tradição de longa data no contexto estadunidense. As autoras desse artigo, reconhecidas por seu trabalho de longa data com formação continuada em matemática, fazem uma análise sistemática do desenho desse modelo de formação. Utilizando um design experimental, elas investigam diferentes formas de utilização do vídeo para mapear quais são mais efetivas para a aprendizagem dos professores. Esse artigo é uma das evidências mais recentes no que tange à esse importante instrumento.

Referência bibliográfica: BEISIEGEL, M., MITCHELL, T., HILL, H. The design of video-based professional development: an exploratory experiment intended to identify effective features. Journal of Teacher Education, 69(1), pp. 69-89, 2017

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Tema central:Pesquisa empírica sobre um modelo de formação utilizando vídeo

Resumo: A pesquisa de van Es e Sherin é uma das mais importante quanto ao uso de vídeos na formação continuada. Nesse artigo, as autoras discutem os resultados de uma intervenção utilizando o modelo de vídeo clube, no qual professores se reúnem para analisar e discutir vídeos de suas próprias salas de aula. Elas focaram nas influências desse modelo formativo tanto na forma de pensar dos professores quanto em suas práticas.

Referência bibliográfica: VAN ES, E., SHERIN, M. The influence of video clubs on teachers’ thinking and practice. Journal of Mathematics Teacher Education, 13, pp. 155-176, 2010

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Tema central:Pesquisa empírica investigando o impacto de três modelos diferentes de formação para professores de ciências

Resumo: Nesse artigo, os autores investigam se e como diferentes modelos de formação continuada ajudam os professores a planejarem melhores sequências de ensino e, consequentemente, levam a uma maior aprendizagem para os estudantes. Utilizando um desenho experimental, os autores testam três modelos diferentes contra um grupo de controle. Um achado importante desse artigo é que os modelos mais bem sucedidos são aqueles nos quais os professores recebem instrução explícita sobre modelos de ensino.

Referência bibliográfica: PENUEL, W., GALLAGHER, L., MOORTHY, S. Preparing teachers to design sequences of instruction in Earth Systems Science: a comparison of three professional development programs. American Educational Research Journal, 45(4), pp. 996-1025, 2011

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Tema central:Pesquisa empírica sobre um modelo de formação continuada no conhecimento pedagógico do conteúdo de professores

Resumo: O artigo investiga a utilização de um material estruturado que se apoia no uso de casos em vídeos para ampliar o conhecimento pedagógico o conteúdo de professores sobre geometria. Além de definir conceitualmente o campo de investigação do conteúdo no artigo, as autoras apresentam o modelo formativo. Assim, essa pesquisa se mostra bastante rica para pessoas interessadas em desenhar experiências formativas, bem como para pesquisadores interessados em formas de investigação empíricas.

Referência bibliográfica: SEAGO, N., JACOBS, J., HECK, D., NELSON, C., MALZAHN, K. Impacting teachers’ understanding of geometric similarity: results from field testing of the learning and teaching geometry professional development materials. Professional Development in Education, 40(4), pp. 627-653, 2014.

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Tema central: Pesquisa empírica sobre um modelo de formação continuada em matemática para professores dos anos iniciais.

Resumo: Nesse artigo, os autores descrevem o resultado de um programa de formação continuada desenvolvido junto a professores dos anos iniciais em um distrito escolar com baixa performance na Califórnia. A formação focava no desenvolvimento do raciocínio algébrico dos estudantes, e contou com um desenho experimental. O modelo de formação utilizado pelos autores do estudo apresentou resultados significativamente diferentes para os estudantes do grupo de tratamento.

Referência bibliográfica: JACOBS, V., FRANKE, M., CARPENTER, T., LEVI, L., BATTEY, D. Professional development focused on children’s algebraic reasoning in elementary school. Journal for Research in Mathematics Education 38(3), pp. 258-288, 2007

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Tema central: Pesquisa empírica testando modelo de formação continuada para professores de linguagem

Resumo: O artigo descreve os resultados de uma pesquisa com professores de linguagem de um distrito educacional sobre métodos específicos de ensino de escrita e leitura. Utilizando um desenho experimental, eles analisam os efeitos desse modelo formativo em comparação à formação regular oferecida pelo distrito. É uma abordagem interessante por apresentar o modelo de estratégias cognitivas para leitura e escrita.

Referência bibliográfica: OLSON, C., KIM, J., SCARCELLA, R., KRAMER, J., PEARSON, M., DYK, D., COLLINS, P., LAND, R. Enhancing the interpretive reading and analytical writing of mainstreamed english learners in secondary school: results from a randomized field trial using a cognitive strategies approach. American Educational Research Journal, 49(2), pp. 323-355, 2012

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Tema central: Pesquisa empírica sobre estratégias para formar formadores de professores

Resumo: Esse é um dos poucos estudos empíricos que analisa estratégias empíricas para formar os formadores dos professores em formação continuada. Os autores particularmente investigam o crescimento profissional dos formadores que participaram de um ciclo de formação oferecido pelos pesquisadores. A partir dos resultados, eles sugerem um modelo de formação para formadores.

Referência bibliográfica: PERRY, E., BOYLAN, M. Developing the developers: supporting and researching the learning of professional development facilitators. Professional development in education, 44(2), pp. 254-271, 2018

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