Nossas publicações

O Instituto Península publica, apoia e participa de diversas publicações que ajudam a refletir sobre a educação, o esporte e seus ecossistemas no Brasil e no mundo. Neste espaço, você encontra pesquisas, relatórios, livros, documentos e outras informações gratuitas para baixar e consultar quando quiser. Boa leitura!

Desafios da Profissão Docente

A publicação reconhece boas práticas de formação docente no mundo, recupera o histórico da formação de professores no Brasil, propõe ajustes nos âmbitos do governo, da academia, da escola e das redes de ensino e apresenta indicações de como o terceiro setor pode ajudar a criar e implementar políticas adequadas e efetivas.
Esperamos que esta pesquisa inspire o desenvolvimento das tão necessárias políticas públicas para professores e contribua com o debate voltado para ação na educação no Brasil.

O Papel da Prática na Formação Inicial de Professores

Colocar a formação dos professores como ponto prioritário e central na agenda de políticas públicas é uma conclusão à qual vários países ao redor do mundo chegaram ao debater como melhorar, de fato, os processos de aprendizagem e impactar positivamente a sociedade. Mas como formar melhor os educadores para que eles ocupem o protagonismo dessa transformação?
Neste livro, buscamos reflexões sobre a experiência formativa em vários países, inclusive no Brasil. Com Bárbara Born (Universidade Stanford -EUA), Catarina Segatto (Fundação Getúlio Vargas) e  Paula Louzano, (Universidad Diego Portales -Chile), reunimos essas experiências e apresentamos propostas de caminhos a percorrer no País para elevar a qualidade nessa etapa da formação.

Preparando os Professores para um Mundo em Transformação

Todos os dias percebemos como o ambiente a nossa volta tem se tornado mais dinâmico. É com muito orgulho que apresentamos ‘Preparando os professores para um mundo em transformação’, livro da estudiosa norte-americana Linda Darling-Hammond e que traduzimos junto com a Fundação Lemann. Nele, você encontra conceitos fundamentais de programas de formação de professores para que eles cheguem às salas de aula cada vez mais preparados. O livro é voltado para educadores, gestores e lideranças que atuam nas políticas educacionais e sentem as mudanças diariamente.

Carregar mais
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support