Como usar filmes para envolver os alunos no ensino remoto?

Com a realidade de ensino remoto imposta pela pandemia de Covid-19 em todo o mundo, os professores se deparam com um desafio significativo: manter o engajamento dos alunos no ambiente de aprendizagem online. Segundo um estudo realizado pela Saint Xavier University (disponível aqui, em inglês), o aluno a distância tem maior probabilidade de desistir do curso porque está mais propenso a sentir-se “desconectado” e também porque perde oportunidades de compartilhar experiências com os colegas. A boa notícia da pesquisa é que um recurso bastante conhecido dos professores pode ajudar a engajar os alunos: o filme.

Os educadores sabem bem como filmes e trechos podem ser ferramentas pedagógicas valiosas: ao darem exemplos concretos e ilustrativos de conceitos importantes, podem melhorar a compreensão dos alunos acerca do conteúdo e, consequentemente, aumentar a satisfação deles comas aulas. Além disso, o filme no ensino remoto pode ajudar a construir uma experiência compartilhada em torno da qual os alunos podem discutir conteúdos relacionados à aula e se sentirem mais conectados.

Quer usar filmes também para impactar positivamente a aprendizagem da turma no ensino remoto? Abaixo, reunimos algumas dicas:

  • #1 Direcione o comportamento dos alunos ao assistirem o filme, buscando um resultado específico. O educador pode, por exemplo, utilizar um roteiro de perguntas, uma pesquisa ou mesmo uma provocação para instigar a turma a refletir ou avaliar a situação dentro do filme que correspondem a uma teoria ou conceito dos materiais das aulas.
  • #2 Identifique filmes ou clipes de filmes adequados ao conteúdo das aulas, que forneçam exemplos positivos do que está sendo lecionado. É importante ser estratégico na seleção dos filmes para uso nas aulas pois o estudo pesquisa mostrou que os professores estão mais interessados em informações que possam provocar debates, enquanto os alunos tendem a preferir exemplos concretos e ilustrativos a situações hipotéticas para aprender mais sobre um conceito.
  • #3 Privilegie a escolha de um filme conhecido, se possível. Assim, é provável que os alunos já tenham alguma familiaridade com a história, mas talvez não tenham assistido ao filme fazendo as análises e avaliações que serão propostas em aula. Construir conhecimento com base em informações ou experiências que os alunos já têm, mas olhando para elas de uma forma inovadora, pode facilitar o aprendizado e o envolvimento.
  • #4 Inicie as discussões da aula por meio dessa experiência comum compartilhada pela turma para promover o envolvimento dos alunos. Como todos assistiram ao filme proposto, todos agora sabem algo sobre o assunto e estão em posição de igualdade para participar. Além disso, os alunos se sentem muito mais livres para apontar questões e problemas dentro do filme porque não têm uma conexão pessoal com as pessoas ou as organizações retratadas na história.
  • #5 Proponha trabalhos em grupo sobre o filme. Dessa forma, os estudantes devem assistir ao filme e trabalhar juntos para compartilhar ideias. Em pequenos grupos, a resposta de cada aluno participante importa. Então, é mais provável que os colegas instiguem uns aos outros para se engajarem. Esse senso de reponsabilidade mútua, segundo o estudo, pode melhorar a retenção dos alunos. Posteriormente, o grupo compartilha os aprendizados com outros grupos, ampliando o debate para toda a classe.

Compartilhe a sua experiência com a gente! Tem indicações de filmes que engajaram os alunos nas suas aulas? Queremos saber quais ferramentas pedagógicas você está usando para manter a atenção no ensino remoto. Conte para a gente no nosso Instagram! Lá você também encontra alguns filmes inspiradores que selecionamos para o professor se conectar com o seu propósito.

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