Esporte

O que as Olimpíadas 2020 nos dizem sobre nossa Educação?

É inspirador ver como, mais uma vez, o esporte está em evidência no Brasil inteiro, nas conversas entre amigos, colegas de trabalho e pessoas da família. Nesta semana, quando acompanhamos as Olimpíadas de Tóquio 2020, torcendo pelos nossos atletas, nos surpreendemos e emocionamos com gigantes de modalidades não tão conhecidas do público. Exemplo disso é a Rayssa Leal, de 13 anos, que levou a medalha de prata no skate e Rebeca Andrade, medalha de prata na Ginástica Artística geral individual.

E esse novo brilho que o esporte ganhou na sociedade nos leva a outra discussão importante para o momento. Muitos atletas brasileiros contam que decidiram se dedicar mais ao esporte graças à escola quando, por exemplo, um professor os convidou a conhecer melhor uma modalidade ou até explorou mais suas habilidades. Mas é claro que esse incentivo não deve existir apenas para encontrar futuros medalhistas, e sim porque o esporte pode ser um poderoso aliado da Educação, trazendo valores éticos e morais na prática.

Como podemos estimular o esporte em todo o Brasil? Estudos apontam que o esporte é um fator de motivação escolar. Por isso, investir na prática esportiva, além de ser um caminho certeiro para inspirar cada vez mais alunos a se dedicarem às diferentes modalidades, descobrirem novos estilos de vida e aprenderem sobre valores fundamentais à vida em sociedade, também pode ser uma estratégia para que os jovens mantenham o interesse na educação. Sabemos que a realidade encontrada em boa parte das escolas públicas hoje em todo o Brasil não colabora para essa máxima. Entre os muitos desafios está a falta de equipamentos esportivos nas escolas. É comum ver professores tendo que comprar o material por conta própria para serem capazes de ensinar.

O esporte é comprovadamente um grande aliado do aprendizado, contribuindo para a formação integral dos alunos, trabalhando valores como socialização, solidariedade, disciplina, trabalho em equipe e cooperação. (Saiba mais na nossa pesquisa “Contexto da Educação Física escolar no Brasil“.) Por isso, precisamos garantir  que a  Educação Física escolar seja implementada com qualidade e intencionalidade, apoiando os professores para que consigam desempenhar melhor o seu papel de identificar e aflorar o talento de seus alunos, apresentando o esporte como um potencial agente transformador na vida desses jovens.

Como trazer modalidades olímpicas para a aula? Se você é professor de Educação Física ou gestor escolar e quer levar aulas diferentes para a turma, acesse o Impulsiona, nossa iniciativa que disponibiliza, de forma online e gratuita, diversos materiais para apoiá-los no ensino de novas modalidades em sala de aula. Neste link, por exemplo, você encontra os fundamentos do skate, curiosidades e dicas de como praticar a modalidade da atleta Rayssa na escola.

E o Impulsiona tem ainda outras modalidades. Ao navegar pelos Conteúdos Pedagógicos do Impulsiona, você vai encontrar diferentes aulas para download, que fogem dos esportes tradicionais mais conhecidos. Veja algumas sugestões do que contemplar no seu planejamento do ano letivo: salto em distância e salto em altura, capoeira, slackline, tênis de mesa com material alternativo e até esgrima.

Quer entrar ainda mais no espírito das Olimpíadas na sua escola? Até o dia 16/08, o Impulsiona recebe inscrições de escolas de todo o país para o Desafio do Revezamento de Tocha, que vai premiar três professores e suas turmas que criarem a própria versão da tocha olímpica utilizando materiais alternativos e recicláveis e, depois, gravarem um vídeo simulando o revezamento da tocha. Clique aqui para conferir o regulamento completo, prêmios e participar!

Posts relacionados
Educação

Desafios da Profissão Docente: 4 aprendizados que podemos colocar em prática agora

Educação

Burnout em professores: 3 coisas que você precisa saber

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support