EducaçãoPesquisas

O que é ser um bom professor?

Afinal, o que é ser um “bom professor”? Partindo da premissa que os educadores precisam ser ouvidos se queremos melhorar a Educação no nosso país, o Instituto Península realizou uma pesquisa para entender o que é um bom professor e o que ele deve ser capaz de fazer para garantir a aprendizagem de seus alunos. Esse estudo foi inspirado pelo Marco de la Buena Enseñanza no Chile – que é um país-modelo em Educação na América Latina – e escutou 2.232 alunos, 63 professores e 14 gestores em cinco escolas estaduais de São Paulo com Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) acima da média nacional.

Quase todos os respondentes (95,2%) apontaram que um bom clima de aula é fundamental para exercer a profissão com excelência. Esse dado é importante, pois a questão do clima costuma ser preterida nas escolas em favor do pedagógico – e os números revelam que é um assunto que precisa tanto de atenção quanto o conhecimento. O ideal é que sejam trabalhados igualmente.

Para criar um bom ambiente, a pesquisa indica aplicar e respeitar normas da escola, tratar todos de maneira igualitária, promover resolução de conflitos, manter a calma na sala e promover um ambiente de coleguismo e solidariedade.

Para 83% dos educadores, um bom profissional precisa dedicar tempo periodicamente para planejar as aulas. Além disso, 87% concordam que o domínio dos conteúdos e saber como ensiná-los à turma também é importante. Aprimorar conhecimentos e continuar aprendendo ao longo de toda a vida é algo que um bom professor deve perseguir sempre, segundo 93% dos educadores.

Um ponto de atenção da pesquisa é que apenas 28% sabem que precisam agir coletivamente com seus colegas, o que demonstra uma falta de engajamento e de troca. Estimular intencionalmente um ambiente de colaboração entre professores, de maneira estruturada e formalizada, poderia ser relevante para a construção de um aprendizado coletivo dos profissionais dentro da escola.

Outra conclusão interessante é que 69% dos professores concordam que é preciso aproveitar ao máximo os recursos disponíveis para intensificar a aprendizagem dos alunos, lançando mão de estratégias variadas e materiais diversos, como visitas a espaços da escola e lugares do bairro e do município.

E o que os alunos pensam sobre isso?

Cerca de 85% dos alunos concordam que o bom professor é aquele que sabe organizar bem as atividades, se preocupa com a aprendizagem deles, entende qual parte da matéria os alunos têm mais dificuldade, os ajudam a refletir para tratar a todos com cuidado e respeito, dá liberdade para que façam perguntas e emitam opinião, além de respeitar suas ideias e sugestões.

Quer saber mais? A pesquisa foi publicada no respeitado periódico científico PLOS One, da organização sem fins lucrativos Public Library of Science (PLOS), e pode ser lida na íntegra neste link (em inglês).

Acessa aqui a coluna do jornalista Antônio Gois no jornal O Globo com as principais reflexões sobre esse estudo.

Acesse aqui aqui os principais dados.

Posts relacionados

O impacto do espírito olímpico em um país sedentário

Pesquisas

80% dos professores de Educação Física já tiveram que comprar materiais esportivos com o próprio dinheiro, revela pesquisa inédita

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support