Educação

Quais são as habilidades do professor para encarar os novos desafios da Educação?

Nos últimos anos, muito já se falava sobre como a tecnologia impactaria todas as atividades profissionais, inclusive a dos professores. A pandemia tornou este debate mais urgente, especialmente, com a retomada das aulas em todo o país no modelo híbrido. Mas será que os educadores estão recebendo o apoio necessário para ensinar remotamente com excelência? Essa pergunta é importante, uma vez que que a Covid-19 reforçou ainda mais que o professor é peça-chave na educação das nossas crianças e jovens. Ele não é apenas um transmissor de conhecimento, mas alguém que media todo o conteúdo disponível e apoia os alunos a se questionarem criticamente e a se envolverem com toda a tecnologia e informação a que têm acesso. A escola de hoje deve propor reflexões que estão em pauta nos noticiários, nas redes sociais e no cotidiano dos estudantes.

 Além da tecnologia, também está presente na Educação a cultura maker, na qualcrianças e jovens colocam a mão na massa para que possam traçar estratégias, testar, errar e acertar, fazendo com que o ensino seja integrado e propositivo, formando estudantes mais preparados para o que os espera lá fora e a tecnologia está presente em todo esse processo. O desenvolvimento de  habilidades pode ajudar o professor a desempenhar melhor esse papel, desenhando experiências de aprendizagem, ganhando protagonismo na própria formação profissional, inovando na resolução de problemas e atuando como um pesquisador crítico da prática pedagógica. Listamos algumas delas, abaixo:

  • Compreender a capacidade das tecnologias para apoiar a aprendizagem diferenciada centrada no aluno e o desenvolvimento de pensamento crítico e criativo;
  • Selecionar e avaliar materiais e softwares para a aprendizagem e integrá-los ao ensino;
  • Desenhar atividades avaliativas baseadas em tecnologias digitais e relacionadas aos resultados curriculares;
  • Compreender a natureza colaborativa e estudantil da aprendizagem eficaz mediada por tecnologias;
  • Entender a gama de aplicações e tecnologias adaptativas disponíveis para apoiar os alunos com necessidades especiais;
  • Usar recursos digitais apropriados para criar perfis e relatórios de alunos, preparação de aulas e gestão da sala de aula.

Afinal, por que essas habilidades são importantes? O educador brasileiro sabe que para dar boas aulas remotas, é preciso muito mais do que apenas digitalizar o conteúdo ou usar ferramentas como o WhatsApp. Na nossa pesquisa “Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do coronavírus no Brasil”, 60% dos entrevistados disseram que gostariam de ter mais conhecimento de estratégias pedagógicas que possam ser feitas remotamente e 51% querem mais conhecimento das ferramentas de tecnologia. Parte desse anseio pode estar relacionada com o fato de que, hoje, somos um país com formação de professores baseada em conteúdo em vez de prática.

E como podemos apoiar os professores? Desenvolver essas habilidades demanda a criação de políticas públicas estruturantes e sustentáveis sob a ótica da nova realidade, que pensem no professor como um profissional que deve ser valorizado, oferecendo condições de trabalho e carreira estruturadas. Um docente com uma formação que a prática é protagonista tem mais do que apenas conhecimento teórico: ele tem maiores chances de inovar, porque coloca seus alunos no centro do processo pedagógico. Quer saber mais? Leia nosso estudo “O papel da prática na formação inicial dos professores”.

Outro ponto importante é sabermos que o desenvolvimento dessas habilidades é um trabalho contínuo. O mundo está em constante evolução e mais do que nunca novos conhecimentos são fundamentais para que os professores desempenhem melhor seu papel dentro da sala de aula. A formação continuada permite que os educadores aperfeiçoem e renovem os saberes necessários, acompanhando o desenvolvimento de seus alunos conectados com as demandas do século XXI.

Posts relacionados
Notas técnicas

Ensino Híbrido- Reflexões sobre a formação docente

Colaboração: a palavra da vez entre professores e famílias dos estudantes

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support