Esporte

1º Congresso de Educação Esportiva do Impulsiona debate o Esporte além das quatro linhas

A Educação não está apenas dentro da sala de aula. O professor deve incentivar os alunos a movimentarem seus corpos assim como fazem com a mente. Não é só ocupar pátios e quadras, mas também desenvolver, a partir do movimento do corpo, valores como o protagonismo, a inclusão e o pensamento crítico. Essas constatações estiveram presentes em todas as palestras do 1º Congresso de Educação Esportiva– “O Esporte e seu potencial transformador”, realizado no CEU Meninos em São Paulo, nos dias 9 e 10 de agosto. A ação é uma parceria do Impulsiona, iniciativa do Instituto Península, com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Nesses dois dias, 300 professores da rede municipal de ensino puderam aprender, compartilhar e exercitar boas práticas em Educação Esportiva. Além de participar de oficinas e conferir uma exposição de trabalhos com estratégias para as aulas, eles também tiveram a oportunidade de interagir com grandes referências como Viviane Mosé e Katia Rubio.

A abertura do evento contou com a participação da ex-jogadora de basquete Magic Paula, que ressaltou que sua missão é transmitir para os jovens os valores do Esporte, independentemente de seguirem uma carreira como esportistas profissionais. Nessa linha, a filósofa Viviane Mosé deu início às palestras alertando para a urgência de a escola, no atual contexto de uma era digital, não deixar o corpo de lado.

              Mais do que alto rendimento, competição e formação: a Educação Esportiva como uma atividade inclusiva, que também envolva crianças e jovens com deficiência, foi o tema da apresentação de Rodrigo Mendes. Tetraplégico desde os 18 anos, é por meio da Educação que ele atua para romper de vez barreiras que já deveriam ter deixado de existir, destacando que “está mais do que na hora de a Educação Física se desprender e jogar a favor de uma escola que acolha a todos e perceba o potencial de cada um “

            No segundo dia, a professora do curso de Ciências do Esporte da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp, Larissa Galatti, explicou como a pedagogia atua na compreensão, experimentação e proposição de atividades cujo objetivo principal não é a formação de atletas, mas oferecer bagagem para as relações sociais. Segundo Larissa, é papel da escola apresentar o esporte ao aluno, abordar sua importância cultural e social, assim como estimular sua prática e visão crítica.

            Para encerrar, a psicóloga e professora da Escola de Educação Física e Esporte da USP, Katia Rubio, compartilhou o seu sonho de oferecer a todos a oportunidade de vivenciar ao máximo os benefícios do esporte. “Quando penso em uma Educação Física dentro da escola penso em uma disciplina que consiga compreender o aluno na sua integralidade”, disse Katia. Ela ressaltou que o Esporte também é um dos maiores exemplos de busca de excelência e meritocracia. “A beleza do Esporte está em promover o esforço com a perspectiva de ser uma pessoa melhor”, afirmou. Esses dois dias de Congresso, de trocas e aprendizados, colaboraram para reforçar o posicionamento do Instituto Península na valorização dos professores de Educação Física. Eles são os responsáveis por fazerem os alunos entenderem os valores do esporte e os levarem para o resto da vida, fazendo com que esses valores (como respeito, trabalho em equipe, agilidade, força de vontade, superação e tantos outros) estejam entre as bases de quem vai construir a nossa sociedade no futuro. Afinal, ser capaz de transformar realidades dentro e fora da quadra é um dos grandes motivadores na carreira de qualquer professor.

Posts relacionados
Educação

"Profissão Docente": Um poema para todos os professores

Educação

Qual é o papel da experiência em sala de aula na formação dos futuros professores?

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support