Avaliação

Avaliar o professor para a aprendizagem é possível?
Guia de leitura do levantamento bibliográfico

Um dos tópicos mais controversos no campo da formação e acompanhamento da carreira docente é como avaliar a qualidade do trabalho realizado por esses profissionais. Uma onda crescente de estudos - particularmente no campo da economia - forçou o direcionamento dos olhares para o uso de medidas de valor adicionado como régua para avaliar se o professor é eficaz ou não. O resultado desse intenso debate foi uma relativa polarização: de um lado, pessoas que acreditam valor adicionado é a medida mais objetiva e portanto deve ser critério de avaliação docente, e de outro pessoas contrárias à avaliação por identificá-la com o uso desse recurso bastante controverso.

Esse debate, em alguma medida, acaba por ocultar toda a riqueza das discussões sobre as diferentes maneiras pelas quais professores iniciantes e ao longo de sua carreira podem ser avaliados. Para além do uso de medidas da aprendizagem de alunos, outros recursos têm sido explorados e parecem oferecer estratégias de crescimento do professor. De fato, na literatura mais voltada para o desenvolvimento do professor, a avaliação é vista como um recurso para apoiar a aprendizagem de todos - inclusive dos docentes.

O material selecionado no acervo de leituras sobre avaliação docente é bastante variado. Selecionamos livros que discutem a elaboração de sistemas complexos de avaliação, ferramentas de observação de sala de aula e estudos empíricos sobre o uso de diferentes medidas de avaliação. Também foram selecionados materiais que tratam da avaliação do egresso de cursos de formação inicial, particularmente focando nas estratégias de avaliação de performance. A leitura em conjunto dessas obras visa oferecer uma visão mais sistêmica e completa da avaliação docente, compreendida aqui como um processo que vai além do julgamento do trabalho do professor, visando também a sua aprendizagem e desenvolvimento.

Boa leitura!

Livros
Artigos

Tema central: Impacto de sistemas de avaliação utilizando portfólios na aprendizagem de licenciandos

Resumo: O estudo de Ruth Chung investiga os impactos do PACT, a avaliação que certifica futuros professores na Califórnia por meio da apresentação de um portfólio. A autora analisa os resultados de aprendizagem de um grupo de estudantes de uma universidade estadual, e discute o poder de indução da aprendizagem desse modelo de avaliação na formação inicial de professores.

Referência bibliográfica: CHUNG, R. Beyond the ZPD: when do beginning teachers learn from a high-stakes portfolio assessment? American Educational Research Association. Annual Meeting presentation, 2007

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Tema central: Uso de avaliação autêntica na formação de professores

Resumo: O artigo de Darling-Hammond and Snyder investiga casos de universidades que utilizam diferentes modelos de avaliação autêntica na formação inicial de professores. A avaliação autêntica é aquela que mensura as aprendizagens a partir de uma situação que se aproxima do contexto real de aplicação do conhecimento. Os autores defendem que esse modelo de avaliação é enriquecedor das experiências de aprendizagem dos estudantes.

Referência bibliográfica: DARLING-HAMMOND, L.; SNYDER, J. Authentic assessment of teaching in context. Teaching and teacher education, 16, pp. 523-545, 2000

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Tema central: Uso de instrumentos de observação para avaliar a qualidade do ensino

Resumo: Esse artigo, co-autorado por duas das principais pesquisadoras no campo de formação de professores, Pam Grossman e Heather Hill, discute o crescente foco na observação de sala de aula como instrumento de avaliação da qualidade do ensino. As autoras argumentam que para que os instrumentos possam efetivamente apoiar a melhoria do ensino, eles precisam ser desenhados de acordo com as especificidades da área disciplinar dos professores, contar com profissionais proficientes na hora de realizar a observação, e prover informações sejam acuradas e úteis para o professor.

Referência bibliográfica: HILL, H.; GROSSMAN, P. Learning from teacher observations: challenges and opportunities posed by new teacher evaluation systems. Harvard Educational Review: July 2013, Vol. 83, No. 2, pp. 371-384.

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Tema central: Parecer da Associação Nacional de Educação dos Estados Unidos sobre a avaliação de professores

Resumo: Nesse parecer, a associação nacional de educação dos Estados Unidos apresenta sua posição sobre o processo de avaliação docente. Enfrentando a realidade de que inúmeros estados e distritos utilizam modelos diversos de avaliação, a associação propõe um quadro de referência para que a avaliação seja utilizada como um instrumento de crescimento.

Referência bibliográfica: NATIONAL EDUCATION ASSOCIATION (NEA). Teacher assessment and evaluation: the national education association’s framework for transforming education systems to support effective teaching and improve student learning. Disponível no site da NEA, 2010

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Tema central: Quadro teórico sobre o uso de valor adicionado como medida de qualidade dos professores

Resumo: Esse artigo de Ranushek e Rivkin é uma das grandes referências para elaboradores de políticas públicas e pesquisadores que defendem o uso de medidas de valor adicionado para determinar a qualidade de um professor. Nele, os autores apresentam o modelo econométrico que deve ser utilizado e justificam teoricamente sua escolha. É uma leitura obrigatória para compreender e situar o debate sobre valor adicionado.

Referência bibliográfica: RANUSHEK, E.; RIVKIN, S. Generalizations about using value-added measures of teacher quality. American Economic Review. 100, pp. 267-271, 2010

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Tema central: Revisão de literatura discutindo os limites e usos da observação para avaliação de professores

Resumo: Nessa revisão de literatura, os autores buscam identificar os benefícios do uso de observações para avaliação de professores, bem como compreender as limitações dessa estratégia.

Referência bibliográfica: COHEN, J.; GOLDHABER, D. Building a more complete understanding of teacher evaluation using classroom observations. AEducational Researcher, 45(6), pp. 378-387, 2016

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Tema central: Análise técnica dos limites do uso de valor adicionado na avaliação docente

Resumo: Esse parecer investiga os limites do uso de valor adicionado para avaliar professores discutindo dois construtos centrais: validade e confiabilidade. Utilizando-se de um repertório mais técnico no campo da avaliação educacional, o autor problematiza a capacidade de generalizações a partir do uso de valor adicionado, bem como a relação entre a ideia de valor adicionado e as noções sobre efetividade docente. É uma leitura complementar ao texto de Hanushek e Rivkin.

Referência bibliográfica: HAERTEL, E. Reliability and validity of inferences about teachers based on student test scores. Princeton, NJ: ETS Center for research on Human Capital and Education, 2013

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