Mapeamento de evidências

Formação de professores - um mundo a ser explorado

A discussão sobre como transformar a educação no Brasil, oferecendo aos estudantes melhores condições para aprenderem com equidade, vem ocupando o debate público há muitos anos. Sabemos que é uma questão complexa e que não há um único caminho para solucionar todos os desafios. Porém, existem alguns aspectos que são estratégicos, especialmente quando pensamos que os investimentos para melhoria da aprendizagem são escassos. Dentre esses aspectos, existe um consenso na literatura do campo educacional de que a qualidade do ensino é o insumo mais importante dentre todos os fatores intraescolares, aquele com maior potencial de afetar as aprendizagens dos estudantes.


Por isso, pesquisadores se questionam: se professores são tão centrais para as aprendizagens dos alunos, o que é necessário para formá-los bem? Quais estratégias, práticas, conhecimentos e habilidades são necessárias para que professores iniciantes e que já encontram na carreira consigam melhorar a qualidade do ensino que entregam para seus estudantes? Como formar melhor os professores?


Para contribuir com essa discussão no contexto brasileiro, reunimos com o apoio da pesquisadora Barbara Born os principais estudos, livros e relatórios produzidos nas últimas três décadas que impactaram e continuam a impactar o campo de formação docente. Este material traz modelos de pesquisa que entrelaçam teoria e prática de uma forma bastante estruturada e rigorosa.


Acreditamos que a formação de professores vai além da formação inicial. Os professores devem receber durante a graduação o necessário para serem bons iniciantes na carreira, mas vão construindo ao longo do processo, por meio da formação continuada e do recebimento de devolutivas construtivas, conhecimentos e habilidades fundamentais para reforçarem a qualidade de seu ensino. Por este motivo, você encontrará aqui três grupos de literatura:


Trouxemos estudos que sistematizam os conhecimentos mais consolidados do campo - com proposições de “como fazer” -, quanto pesquisas específicas sobre práticas e saberes. Assim, você encontrará livros e artigos acadêmicos para cada um dos temas. Esperamos que essa leitura possa ampliar o debate sobre como melhorar a formação de professores no Brasil e trazer mais qualidade para Educação das futuras gerações.


Boa leitura!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support