Erros e acertos da profissão no currículo de formação de docentes nos EUA

Por Lia Glaz, Gerente de Projetos do Instituto Península

Ao olharmos resultados positivos de Educação em todo o mundo, encontramos um ponto em comum: professores que tiveram uma formação inicial completa, na qual a teoria e a prática conversam, fazem a diferença na sala de aula e no desempenho dos estudantes. A docência, assim como várias outras profissões, é um ofício de aprendizado constante, e requer esse mesmo cuidado com a formação continuada, apoiando o professor para que ele tenha o domínio das melhores estratégias para mediar o que vivencia no cotidiano. Segundo Linda Darling-Hammond, a partir de expectativas que as escolas de hoje têm sobre seus alunos, “ensinar a resolver problemas, criar e aplicar o conhecimento requer professores com conhecimentos profundos e flexíveis do conteúdo, que saibam que representar ideias de forma poderosa pode significar um processo produtivo de aprendizado para alunos que começam o ano escolar com diferentes níveis e tipos de conhecimento prévios. Professores que sejam capazes de avaliar como e o que os alunos estão aprendendo, e adaptar sua instrução a diferentes práticas de ensino”.

Apesar de ser o primeiro passo para que o ensino chegue aos alunos com qualidade, a formação inicial de docentes que integre teoria e prática ainda não é realidade em todas as faculdades brasileiras. Com o objetivo de conhecer experiências que deram certo para tentar influenciar iniciativas em nosso País, nós do Instituto Península fomos até os EUA para um workshop do Teaching Works. A organização, hospedada na Escola de Educação da Universidade de Michigan, realiza projetos com educadores, instituições de ensino e governos e disponibiliza todos os materiais, aprendizados e metodologias para download gratuito em sua plataforma. Durante dois dias, conhecemos e testamos as pedagogias utilizadas na formação de docentes para entender como são dadas suas aplicações tanto nos cursos de graduação quanto da escola.

O principal aprendizado desta vivência foi a importância da quebra de paradigmas. Muitas vezes, a própria sociedade exclui a criança que tem mais dificuldade em aprender e o professor tem um papel valioso de tentar mudar esta realidade. Na Universidade de Michigan, o currículo é voltado para a formação de “skillful teachers”, ou seja, profissionais comprometidos que são capazes de garantir que todos os seus alunos aprendam, independentemente da classe e do ambiente em que estão inseridos, fazendo valer a justiça social que lhes é de direito. A pesquisadora e professora da Escola de Educação da Universidade de Michigan, Deborah Ball, que dirige o Teaching Works e foi presidente da American Educational Research Association, aponta que, para atingir o resultado esperado quando estiver em contato com diferentes perfis, o docente precisa de ferramentas específicas que o ajudarão a fazer uma leitura sobre cada um de seus alunos, o contexto em que estão inseridos, como interagem e qual a melhor forma de avaliá-los para que floresçam.

Ficou claro no workshop que, para que esse objetivo se concretize, é na faculdade que esse profissional deve ter o primeiro contato com as ferramentas que serão úteis na prática. É o que o método do Teaching Works propõe aos alunos da Universidade de Michigan e de outras instituições de ensino parceiras, por meio de estratégias de simulação de episódios reais e estudos de caso, antes de encaminhá-los para o estágio. A partir desses programas de introdução ao ensino prático, os alunos são incentivados a pensarem em como agir diante de uma situação apresentada em vídeo ou criar cenários em que são colocados no lugar de estudantes e professores para que tracem estratégias a serem seguidas e qual a avaliação que deve ser feita.

O que nos chama a atenção é que essas ferramentas de evidências não são perfeitas, mas, mesmo assim, são compartilhadas para que sejam propostos caminhos para a criação de novos projetos pedagógicos. A universidade e a prática também são exercícios constantes de aprendizado. Ao propor uma mudança em um modelo educacional que já não fazia mais sentido, os professores americanos mostram a importância de olhar para a profissionalização da carreira, eliminando de vez o conceito de que um professor nasce com um dom e, assim, é oferecido já na graduação o contato com a vida real do docente. 

Todo esse trabalho visa preparar o professor para chegar na escola com uma “caixa de ferramentas” que permita que ele, abastecido com um repertório amplo de técnicas, faça uso de seu poder discricionário para levar o aprendizado aos seus alunos. É essa decisão, de incluir a todos, se desprendendo de pré-julgamentos individuais, que faz o docente promover a justiça social na sala de aula e atender as mais diversas demandas. Nesse momento, o planejamento também se faz importante: com uma proposta pedagógica bem estruturada, o professor tem segurança sobre sua metodologia e sobre como aplicá-la com a turma, não precisando improvisar diante das reações que ela poderá desencadear. Em um momento de dúvida ou quando o comportamento da sala mudar, ele busca a ferramenta adequada dentro de seu repertório.   

Em Michigan, essa iniciativa já mostra resultados positivos fora da universidade. Um exemplo é o Michigan Program Network, que reúne várias instituições de ensino para o compartilhamento de práticas que deram certo, errado ou que ainda não foram avaliadas. Por meio de workshops aos sábados, professores trabalham por uma causa que não é exclusiva de uma faculdade, mas uma colaboração visando aprimorar a formação de professores e a Educação, o que tem chamado a atenção, inclusive, de docentes mais conservadores aos métodos de ensino que vão além da transmissão do conhecimento.

Mas será que poderíamos ver ações semelhantes acontecendo aqui no Brasil? A lição que nossa vivência em Michigan nos ensinou é que não existem respostas sem tentativas. Mais do que errar e acertar, é incentivando as universidades a colocarem a prática em prática na formação de professores que saberemos do que somos capazes e como podemos ir além por melhorias em nosso País que também poderão ser compartilhadas mundo afora.

Posts relacionados
Educação

"Profissão Docente": Um poema para todos os professores

Educação

Qual é o papel da experiência em sala de aula na formação dos futuros professores?

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support