Desenvolvimento Integral

Instituto Península fala sobre desenvolvimento integral no SXSW Edu

O Instituto Península representará o Brasil no SXSW Edu, um dos maiores eventos de educação do mundo que acontece em Austin, Texas. Liderada pela Diretora Executiva, Heloisa Morel, a equipe do Instituto falará nesta quinta-feira (07) sobre a importância do Desenvolvimento Integral dos professores para a melhoria da qualidade da Educação. Ao desenvolver as emoções, mente, corpo e o propósito, os docentes podem se tornar mais aptos a lidar com desafios da sala de aula e melhorar a aprendizagem dos alunos.

Em 2016, o Instituto Península iniciou um projeto educacional na Escola Dulce, na cidade de Itirapina, SP, com foco nos professores. Ao se desenvolverem integralmente, os professores da escola puderam conhecer melhor suas qualidades e pontos de atenção. Isso influenciou positivamente no trabalho em sala de aula, uma vez que passaram a compreender e ajudar a solucionar os desafios do dia a dia dos alunos, muitos em situação de vulnerabilidade social, resultando em um salto da escola no IDEB.

Além disso, a partir do desenvolvimento integral dos professores, as aulas e o relacionamento com os alunos tiveram uma mudança positiva. As crianças passaram, por exemplo, a ter engajamento social e alfabetização ecológica por meio da intervenção na realidade da escola: com a criação de uma horta orgânica, ajudaram as cozinheiras a terem alimentos orgânicos a baixo custo e estudaram matemática ao medir o espaço e calcular o espaçamento necessário entre as sementes; ajudando a responsável pela biblioteca a classificar e catalogar uma doação de 200 livros recebidos, aprenderam Língua Portuguesa a importância da vida comunitária e da  participação social.

O Instituto também apresentará a Vivescer, a plataforma online e gratuita que tem o objetivo de desenvolver integralmente os professores, além de ser um espaço para troca de experiências e compartilhamento de boas práticas de ensino entre professores.

Acompanhe nas redes sociais a participação do Instituto Península no SXSW Edu 2019.

Posts relacionados
Educação

"Profissão Docente": Um poema para todos os professores

Educação

Qual é o papel da experiência em sala de aula na formação dos futuros professores?

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support