A pesquisa

Metodologia

Fomos entender quem é o professor além dos números e dados. Quem são os professores enquanto sujeitos, profissionais, indivíduos e seres sociais? Quais são suas angústias, medos e paixões?

Para conhecer os professores para além das estatísticas e dos lugares comuns, entendendo em profundidade o dia a dia dos professores, o Instituto Península – organização social que busca contribuir para a qualidade da Educação – acompanhou professores de todo País em uma pesquisa de comportamento e cultura que reuniu mais de 3 mil horas de entrevistas e encontros.

30
Entrevistas em profundidade com professores
10
Vivências de professores
+1000
Fotos de professores e seu dia a dia
+60
Horas de filmagens
6
Redes sociais acompanhadas, com mais de 1 milhão de membros (netnografia)
+3000
Horas de acompanhamento diários
Mapa

O “Observatório do Professor“, feito em parceria com a PS2P – Observatório de comportamento e cultura, esteve com docentes vivendo de perto as alegrias e dores dentro e fora das salas de aula. Os pesquisadores foram a campo para conhecer a singularidade de diferentes professores de todo o Brasil, entender a especificidade e diversidade contida em sua biografia, a partir da perspectiva de que cada história de vida porta inspirações e desafios universais, que podem tocar outras vidas.

Como preparação para o trabalho de campo, foi realizada a leitura de pesquisas e estudos já produzidos sobre os professores no Brasil. Foi identificado que o “vazio” de entendimento a respeito do papel dos professores na educação não estava na ausência de dados, haja vista a farta produção de estudos e estatísticas, mas sim na construção de sentido e no aprofundamento que se fazem necessários a partir dos dados.

O professor, na maior parte das pesquisas, era tratado como parte do conjunto do ambiente escolar. Faltava gerar um olhar mais individualizado para ele como um sujeito em si, que precisa de atenção e formação. A equipe conversou com especialistas da área da educação que trouxeram diversas análises sobre o papel da educação e pontos específicos sobre as realidades dos professores.

Com quem conversamos
Abdalaziz de Moura
Abdalaziz de Moura
Criador do SERTA
Macaé Evaristo
Macaé Evaristo
Ex-secretaria de educação de MG
Ana Elisa Siqueira
Ana Elisa Siqueira
Professora e diretora de escola Municipal de SP
Teca Pontual
Teca Pontual
Gestora Pública em Educação
Alessio Moura
Alessio Moura
Presidente da UNDIME
Ana Paula Paiva
Ana Paula Paiva
Recife (PE)
Solange Rodrigues
Solange Rodrigues
Belo Horizonte (BH)
Viviane Patrícia
Viviane Patrícia
Cabedelo (PB)
Rafael de Salles
Rafael de Salles
Curitiba (PR)
Rosângela Moreira
Rosângela Moreira
Massapê (CE)
Edvalda Lima
Edvalda Lima
Cachoeira (BA)
Andrea Cândido
Andrea Cândido
São Paulo (SP)
Diego Elias
Diego Elias
São Paulo (SP)
Luiza Torres
Luisa Torres
Belo Horizonte (BH)
Dianna Melo
Dianna Melo
São Paulo (SP)
Sandro Soares
Sandro Soares
Rio de Janeiro (RJ)
Lorena Santos
Lorena Santos
Salvador (BA)
Flávia Freitas
Flávia Freitas
Brasília (DF)
Givanilson Soares
Givanilson Soares
Recife (PE)
Givanilson Soares
Karlyle Miyamoto
Belo Horizonte (BH)
Givanilson Soares
Henrique da Silva Felix
Vicência (PE)
14 professores anônimos
14 professores anônimos
16 professores anônimos
16 professores anônimos
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Informações técnicas detalhadas

Idealização: Instituto Península
Realização: Ps2P
Universo representado: professoras e professores de escolas públicas municipais, estaduais e federais nos ensinos infantil, fundamental, médio e EJA.

Tamanho da amostra e cobertura geográfica: ao longo do trabalho de campo foram realizadas 30 entrevistas em profundidade; 10 vivências presenciais com 60 horas de filmagem; 20 diários online com 3000 horas de acompanhamento remoto do dia a dia de professoras e professores de todas as regiões do Brasil; observação de seis grupos online de profissionais da educação com um total de mais 1 milhão de membros.

Datas da coleta dos dados: Abril e maio de 2018